top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Aliada do intestino: confira os benefícios da manga para combater a prisão de ventre


Problema acomete 40 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, ressalta a importância de incluir a fruta na dieta e indica 3 receitas de fácil preparo


A prisão de ventre é um problema que acomete 40 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. Dores, inchaço e desconforto no abdômen são algumas das consequências do sintoma. Pensando em melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, fala sobre a importância de incluir a Manga Palmer na alimentação.


A manga é muito bem aceita no Brasil, sendo considerada uma das frutas mais exportadas atualmente. Para quem sofre de prisão de ventre, é uma boa opção para adicionar na dieta. “A manga ajuda no aporte de fibras, que favorecem o funcionamento do intestino, fazendo com que ele passe a funcionar melhor. Ela ainda auxilia na função intestinal, controla a saciedade, favorece a imunidade, melhora a saúde da pele e da visão, além de ser ótima para repor a energia”, ressalta a nutricionista.

Por ser uma boa fonte de potássio e magnésio, também atua na regulação da pressão arterial, na saúde muscular e óssea, na reposição de sais perdidos no suor e previne câimbras. Para quem tem o intestino preso, quanto mais madura a manga estiver, melhor será sua ação para ajudar a amenizar esse sintoma “O seu consumo deve se associar a bons hábitos alimentares, de um modo geral, contendo o consumo total de aproximadamente 500g de vegetais por dia. Uma manga média pode representar 200g a 300g desse consumo”, explica.


Não há restrições específicas para consumir essa fruta, porém, a nutricionista apenas recomenda que cada pessoa se atente para os excessos, considerando que a manga possui uma quantidade considerável de carboidratos. “E em relação a misturar o leite com a manga, já sabemos que é mito. Assim, não há problema nenhum em fazer uma vitamina batendo leite com manga ou até mesmo fazer um picolé caseiro com essa combinação”, termina.


Em especial, a Manga Palmer é uma das variedades de sabor mais doce e com muitas possibilidades de uso culinário. Dessa forma, é uma ótima alternativa para preparar diversas refeições, sejam doces ou salgadas. Confira abaixo três receitas indicadas por Renata Guirau.



Picolé de manga com cenoura e água de coco

Ingredientes:

1 Manga Palmer média picada

1 cenoura média picada

300 ml de água de coco fresca

Preparo: bata tudo no liquidificador ou centrífuga de alimentos e leve para gelar em forminhas de picolé.



Flan de manga com gengibre

Ingredientes:

2 mangas grandes picadas

1 pote de iogurte natural

4 colheres de sopa de creme de leite fresco

1 colher de chá de gengibre ralado na hora

2 colheres de sopa de hortelã picado

3 colheres de sopa de mel

1 envelope de gelatina sem sabor

Preparo: faça a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador. Logo após, coloque em taças e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Decore as taças com folhas de hortelã no momento de servir.



Salada manga com queijo de búfala

Ingredientes:

1/2 maço de alface crespa

1/2 maço de alface roxa

1/2 maço de radicchio

1 manga fatiada

1 xícara de chá de mussarela de búfala em cubos

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de pimenta rosa

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Preparo: monte a salada, começando pelas folhas. Acrescente o azeite e o vinagre em seguida. Acomode a manga fatiada, o queijo de búfala e a pimenta rosa, distribuindo os ingredientes por cima das folhas.Finalize o tempero da salada com o sal e a pimenta.

Se desejar, acrescente mais uma pequena quantidade de azeite e vinagre por cima da salada já montada por completo.

Sobre o Oba Hortifruti - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Siga o ObaHortifruti

NOSSAS LOJAS

ü 212 Sul

ü 105 Sul

ü Sudoeste (CLSW 302)

ü Shopping Iguatemi (Setor SHIN CA 4 Bloco A Loja 79)

ü 306 Norte

ü 209 Norte

ü Lago Sul (QI 9)

ü Lago Sul (SMDB Cj. 12)

ü Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)

ü Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)

ü Vicente Pires


Fotos: divulgação

bottom of page