top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Al mare: Super Adega entra na Semana do Pescado com dezenas de produtos em promoção


 Semana promocional na rede de atacarejo vai até 15 de setembro. Para aproveitar, confira ainda uma receita criada pelo chef de cozinha e professor de gastronomia Diego Koppe



 Benéficos para a saúde, ricos em nutrientes e com uma enorme cadeia produtiva no país. Mais do que uma alternativa para o consumo de carne vermelha, os pescados têm se tornado uma ótima opção na lista de compras dos brasileiros. Não à toa, a procura por esse setor alimentício tem crescido, apesar do Brasil estar abaixo da quantidade de consumo de pescados recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


 Com quatro unidades em Brasília, o atacadista Super Adega participa pela 19ª vez da Semana do Pescado com ofertas para os clientes. A rede criou diversas promoções para os peixes e frutos do mar vendidos em suas lojas até 15 de setembro. “Teremos mais de 70 variedades com desconto. Desde sardinha e tilápia até camarão e merluza”, afirma Sandro Covre, diretor da Super Adega. “Vai chegar muito produto fresco e de alta qualidade, graças à atenção especial que esses ingredientes vão receber com o evento”, complementa. 



   19ª Semana do Pescado


Com o objetivo de estimular o consumo de pescado no país, o setor produtivo nacional lançou a 19ª Semana do Pescado. O evento, programado para ocorrer entre os dias 1º e 15 de setembro, foi criado inicialmente pelo governo brasileiro. Com sua ótima repercussão e o sucesso das primeiras edições, mesmo após a retirada estatal de investimentos, a semana seguiu sendo realizada, mas por iniciativa privada. Produtores e comerciantes optaram por dar continuidade à data, com o intuito de incentivar comerciantes e empreendedores de toda a cadeia de produção pesqueira e aquícola no Brasil e estimular o aumento do consumo de pescados per capita.


 Dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), divulgados pela Agência Brasil, revelam que o país ainda está aquém do consumo ideal por pessoa de peixes e frutos do mar. Na média, o consumo atual de pescado no Brasil é de 10kg por pessoa, por ano, ainda abaixo do recomendado, que são 12 quilos por habitante/ano, e distante da média mundial de 20,2 quilos por habitante/ano.  


  No entanto, o mesmo levantamento revela que, em 2021, a receita gerada pela produção e venda  de peixes e frutos do mar no Brasil foi de R$ 8 bilhões, um aumento de 4,7% em relação a 2020. Essa porcentagem está diretamente ligada a um crescimento também na procura dos brasileiros por esse setor alimentício.



 Saúde e gastronomia


 Para além das questões econômicas, de geração de emprego e renda, substituir o consumo exacerbado de carne vermelha por uma dieta com pescados é benéfico, também, à saúde. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e auxilia no controle de colesterol, por exemplo. Peixes e frutos do mar são, também, ricos em vitaminas e minerais e possuem alta proporção de gorduras saudáveis.


 Por isso, o pescado acaba se tornando um ótimo alimento na hora do preparo das refeições. Pode ser servido sozinho ou acompanhado, com e sem molho e regado por temperos e sabores. O chef e professor de gastronomia Diego Koppe ensinou uma receita para extrair o melhor dos pescados: o espaguete com frutos do mar. “É um prato delicioso, super simples de fazer e fica com uma apresentação incrível no final”, afirma Koppe.


  Para esse preparo, selecione os frutos do mar de sua preferência. Grelhe-os numa frigideira com azeite, cebola e alho. Não deixe dourar, apenas refogue-os levemente. Acrescente creme de leite fresco, misture e reserve. Em seguida, cozinhe o espaguete numa panela com água e sal por 5 minutos. Escorra o macarrão e incorpore-o nos frutos do mar. Finalize com sal e pimenta. “Não tem erro, é garantido que vai agradar”, brinca o chef.


Serviços:


Unidades 


  • SIA: Horários de funcionamento: De seg. à sáb. das 7h às 21h, dom. de 8h às 18h. Endereço: SIA Trecho 12 - Guará


  • Jardim Botânico:  Horários de funcionamento: De seg. à sáb. das 7h às 22h, dom. de 8h às 18h Endereço: .Av. Bela Vista lotes L,M,N - Jardim Botânico, Brasília 


  • Taguatinga Norte: Horários de funcionamento: De seg. à sáb. das 7h às 22h, dom. de 8h às 18h. Endereço: QNL 2 Área Especial 3, Taguatinga Norte



Foto: divulgação

Comments


bottom of page