top of page

ABS-DF promove curso de vinhos gratuito e inclusivo para deficientes visuais

  • Foto do escritor: Viviane Campos
    Viviane Campos
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

 

Em um gesto de inclusão e valorização da diversidade, a Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) lança o Curso de Vinhos Nível 1 para Deficientes Visuais, voltado exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Com início no dia 08 de maio, o curso será totalmente acessível e gratuito para os alunos indicados pela Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), graças à concessão de bolsas integrais.


As aulas ocorrerão às quintas-feiras, nos dias 08, 15, 22, 29 de maio e 05 de junho, sempre das 15h às 17h30, na sede da ABS-DF (SHCN EQN 102/103, sala 6B – Edifício Avenida 102, Asa Norte, Brasília/DF). O local conta com fácil acesso e, para garantir maior conforto, será oferecido transporte gratuito da Rodoviária do Plano Piloto até a sala de aula e retorno.

Ao longo dos cinco encontros, os participantes aprenderão sobre a produção de vinhos, técnicas de compra, serviço, apreciação e harmonização. O curso também inclui a degustação orientada de três vinhos por aula (totalizando 15 rótulos), conduzida pelo professor e sommelier Sérgio Pires, presidente da ABS-DF, com foco em análise sensorial e linguagem técnica.

Para garantir acessibilidade, os alunos receberão apostilas em Braille e em áudio, além de um certificado final também em Braille. Os participantes terão ainda fichas de degustação adaptadas; quem não domina o Braille contará com o apoio de voluntários treinados para auxiliar na leitura e descrição dos conteúdos.

A última aula, marcada para o dia 05 de junho, terá uma prova de conclusão e uma comemoração de formatura, com apresentação do grupo de samba Nó Cego, formado por músicos com deficiência visual.


“Esse evento é um ato de cidadania que nos ajuda a compreender que uma deficiência não é um obstáculo para a convivência e para uma vida plena com realização e prazer. Afinal, todos são consumidores com desejos e direitos. Mas o sucesso do projeto só poderá ser medido pelo resultado das suas consequências”, afirma Sérgio Pires, presidente da ABS-DF.


Helena Pereira, presidente da ABDV, está bastante satisfeita com a oportunidade de aprendizado e já enxerga o curso como um impulso para inserção no mercado de trabalho. “Estamos muito felizes em poder participar dessa iniciativa. Estamos pleiteando esse curso há um bom tempo, pois além de sermos amantes de um bom vinho nós também estamos visando oportunidades de trabalho nesse mercado tão promissor”, revelou.

Com 15 vagas disponíveis, este curso representa o início de um projeto maior da ABS-DF, que pretende, em breve, oferecer também formações voltadas para pessoas com deficiência auditiva e física. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a inclusão e o acesso democrático ao universo do vinho.

 

 Fotos: divulgação

 

 

Comments


©2019 by Gastronomia BSB. Proudly created with Wix.com

bottom of page