• Viviane Campos

ABS-DF participa do lançamento da I Feira da Uva e do Vinho de Brasília


Foi lançada, nesta sexta-feira, dia 16 de julho, a 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, que vai acontecer no Parque de Exposições de Planaltina-DF. O evento ocorrerá no último final de semana de julho e no primeiro de agosto e será um circuito com cerca de 44 produtores locais de uva e vinho, vinícolas nacionais e internacionais, além de gastronomia, artesanato e cultura do Distrito Federal e Goiás.



O presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do DF, Sérgio Pires, foi uma das inúmeras autoridades presente no evento de lançamento oficial feira e, ao discursar, informou que a entidade já vem mapeando o crescimento da produção de uva e de vinhos finos, na região. “Quero ver daqui a cinco anos quando lembrarmos desse momento e constatarmos que o vinho produzido no DF será consumido por todos”, frisou. Sergio ressaltou também a importância deste momento - em que o cultivo da uva e produção de vinho do cerrado de altitude estão iniciando uma fase de expansão - e reforçou que a ABS-DF, dentro de suas funções institucionais, participará da Feira fornecendo seu apoio além de workshops para profissionais da área e público consumidor.


Posicionamento

As regiões de Planaltina, Sobradinho, Fercal e Programa de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF) possuem vitivinicultores que estão se especializando na produção de vinhos de alta qualidade, por isso, “a organização de feiras e exposições são instrumentos eficazes para dar visibilidade ao segmento”, disse a secretária de Turismo do DF (Setur-DF), Vanessa Mendonça durante a abertura do evento. Ela afirmou também que a primeira edição do evento pretende estabelecer a região no setor das promoções do enoturismo em âmbito nacional.

Produção e desenvolvimento


Segundo dados da Secretaria de Agricultura do DF, a produção de uvas na região está acima da média nacional. Enquanto no país um hectare plantado produz 19 toneladas de uvas, o DF consegue 22 toneladas: “A nova fronteira agrícola está no Cerrado. Chegou com a soja e agora vem a uva. Eu acredito na agricultura e no produtor rural. A agricultura sustenta o Brasil. A solução está no campo”, declarou o secretário da pasta.



Sucesso

A 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília é organizada pelos mesmos responsáveis pela Feira do Morango de Brazlândia. Para mais informações acesse @feiradauvadebsb.