top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

A Safra 2022 na voz de enólogos de seis países

Live aberta reunirá profissionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai nesta quarta-feira no canal da Associação Brasileira de Enologia no Youtube


A 2ª edição do Directo del Viñedo Vendimia 2022 em Latino-Americana acontece nesta quarta-feira, 6 de julho, a partir das 19h no horário de Brasília. A iniciativa surgiu durante a pandemia, quando teve a 1ª edição e a criação da Associação de Enólogos da América, num movimento alimentado pelo desejo de fortalecer a vitivinicultura, além de promover a cultura do vinho e valorizar o enólogo. Este ano, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai se unem novamente numa live conduzida pelos enólogos Miguel Fontana, Gerardo Aguirre, Bruno Motter, Cristian Goich, Pedro Cuenca e German Bruzzone. A transmissão simultânea será pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube. A mediação será feita pelo enólogo Uruguai Fernando Pettenuzzo. O evento é aberto ao público.

 

Pettenuzzo conduzirá os seis enólogos num encontro que permitirá conhecer e entender as diferenças de cada país, especialmente em relação aos diversos terroirs, o que cada um destaca em relação a Safra 2022 em relação ao desempenho da vindima e seus desafios. O estúdio será montado na Sede do Sicredi Agro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Os enólogos da Bolívia e do Peru participarão remotamente direto de seus países.

 

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, que estará acompanhando presencialmente o evento, destaca que o projeto era um desejo antigo do grupo que mantém relações próximas de troca de experiências, além de mútuo prestígio em eventos técnicos realizados por cada país. A primeira edição, vista por mais de 1,2 mil pessoas, está disponível no canal da ABE no youtube.

O evento tem o patrocínio de Fermentis, Nadalié e Ingenio Filtraciones, com apoio da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Na realização, Consejo Profesional de Graduados em Enología, Asociación Nacional de Enologos de Bolivia, Associação Brasileira de Enologia (ABE), Asociación Nacional de Ingenieros Agrónomos Enólogos de Chile, Cámara de Comercio, Industria y Turismo de ICA e Asociación de Enólogos del Uruguay.

SERVIÇO

O quê? Directo del Viñedo 2022 en Latinoamerica

Quando? 6 de julho de 2022

Onde? Canal da Associação Brasileira de Enologia no Youtube

Horários:

17h – Peru

18h – Chile e Bolívia

19h - Argentina, Brasil e Uruguai

Organização: Associação de Enólogos da América

PARTICIPANTES

ARGENTINA

MIGUEL FONTANA – Presidente do Consejo Profesional de Graduados en Enologia

 

BOLÍVIA

GERARDO AGUIRRE – Membro da Associação Nacional de Enólogos da Bolívia (ANEB)

BRASIL

BRUNO MOTTER - Diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE)

 

CHILE

CRISTIAN GOICH – Membro da Asociación Nacional de Ingenieros Agrónomos Enólogos de Chile

 

PERU

PEDRO CUENCA – Membro da Cámara de Comercio, Industria y Turismo de ICA

 

URUGUAI

GERMAN BRUZZONE – Membro da Asociación de Enólogos del Uruguay

 

Mediação: FERNANDO PETTENUZZO, enólogo uruguaio Coordenador da Associação de Enólogos da América

IMAGEM: DIVULGAÇÃO ABE


bottom of page