As tábuas compostas pelos verdadeiros queijos europeus de origem francesa dão sabor especial aos menus dos restaurantes da cidade conhecida como Suíça brasileira
Foto: divulgação
(Campos do Jordão, novembro de 2023) A campanha Prazeres da Europa | Queijos da França, desenvolvida pelo CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França - associação dos produtores de queijo da França) para divulgar os queijos europeus de origem francesa importados pelo Brasil, está de volta à Restaurant Week Campos do Jordão, um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina. Além de movimentar o setor, o evento fomenta a diversa cultura gastronômica do país, e até o dia 17 de dezembro os restaurantes da cidade irão incluir nos seus menus exclusivos essas delícias inesquecíveis da França.
Para a primeira edição do evento na cidade, que tem como tema “Biomas brasileiros”, foram selecionadas alguns dos melhores restaurantes da região para oferecer aos clientes um menu que destaque a riqueza e a biodiversidade dos diferentes biomas do país. Com valores fixos, são oferecidos entrada, prato principal e sobremesa em quatro diferentes categorias: tradicional, plus, premium e Diamond, com valores entre R$ 54,90 até R$ 149,00. Os restaurantes vão oferecer duas opções de cada item, para o público escolher a preferida. As bebidas, o couvert e o serviço não estão inclusos no valor.
Este ano, queijos como o amanteigado Brie, o azul Bleau d´Auvergne, o clássico e versátil Camembert, ou mesmo o alaranjado Mimolette, entre outros, serão servidos em tábuas como parte dos menus da Restaurant Week Campos do Jordão, trazendo experiências únicas que prometem deixar saudade na memória de quem os saboreia.
Com o intuito de seguir as tradições da França, os queijos serão servidos em número ímpar: para uma ou duas pessoas, três tipos de queijos; três a quatro pessoas, cinco tipos de queijos; e a partir de cinco pessoas, sete tipos de queijos.
“Em nosso segundo ano de campanha, a Prazeres da Europa | Queijos da França patrocina novamente a Brasil Restaurant Week em algumas cidades, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Campos do Jordão. Desta vez, a experiência do consumidor passará pela degustação dos queijos europeus de origem francesa in natura, em tábuas de aperitivo. É uma excelente oportunidade para reconhecer a tradição e a expertise que existe por trás de cada queijo, que vão desde os já conhecidos dos brasileiros, como o Brie, o Camembert e o Emmental francês. Mas também alguns sabores menos conhecidos, como o azul Bleu d’Auvergne ou o inusitado Mimolette, entre outros”, comenta Charles Duque, diretor do CNIEL para as Américas, órgão responsável pela campanha, que é cofinanciada pela União Europeia. “Num país em que há mais de 1.200 variedades de queijos, provenientes de todas as regiões, trata-se de uma pequena amostra que serve como um convite ao brasileiro para momentos conviviais e de partilha à mesa, como fazemos na França”, completa Duque.
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