top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

A 24a edição nacional do Comida Di Buteco vai começar!


Em sua 9a edição em Brasília, o concurso vai de 5 a 28 de abril, em 42 bares



 Atenção comunidade "butequeira" de Brasília, o Comida Di Buteco 2024 está chegando! Do dia 5 até 28 de abril, o público tem o “duro” desafio de percorrer a cidade para provar os quitutes inéditos criados pelos 42 bares participantes.  



Com o slogan "Somos Todos Buteco", o concurso chega em sua 9a edição em Brasília. O brasiliense poderá desfrutar dos pratos pelo custo de R$35. O tema deste ano é livre! Criatividade, resgate, inovação, pesquisa, motivação foram os temperos para os participantes.  



No concurso — além da comissão de jurados, o público também deve votar. Os critérios são: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.



A primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. A divulgação do resultado e a premiação em Brasília está prevista para 15 de maio.  Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. Em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o buteco campeão. Confira a lista dos butecos participantes e petiscos no sitewww.comidadibuteco.com.br



Tradição



O Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz por meio da visibilidade aos botecos espontâneos e tradicionais. Desde 2016 elege o melhor boteco do país, no entanto, mais do que um concurso já é considerado um movimento tradicional que acontece simultaneamente de norte a sul do Brasil.



A edição de 2024 traz um número maior de participantes. Serão mais de 1100 butecos na disputa, em mais de 40 municípios, distribuídos em todas as regiões do país.  



Impacto Socioeconômico



O Comida di Buteco tem como prática e missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”. O denominador comum nos participantes é a presença do dono no local. São comerciantes que, junto as suas famílias, vivem do negócio e não pertencem às redes nem franquias. Lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente. O 2023 foi um ano de recordes para a história do concurso:



- mais de 1 milhão de votos


- mais de 10 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos


- mais de R$ 300 MM de impacto na cadeia produtiva do ecossistema CDB  


- mais de 10 mil empregos gerados  



 Serviço



Patrocinadores em Brasília


Cerveja Oficial: AMSTEL


Apresentador: PIRAQUÊ  


Patrocinadores: Coca Cola e Assaí Atacadista


Banco Oficial: Santander/Getnet


Apoiadores: Zero Cal, McCain, Chandon, Sebrae DF


Apoiadores Institucionais: Sympla, Abrasel, Iesb, Setur, Boxnet, NEOOH


Promoção: Globo Bsb  

Comments


bottom of page