top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

38ª Festa da Uva de Jundiaí

Evento que celebra o surgimento da uva niágara rosa na região terá pela primeira vez quatro finais de semana com muita música, gastronomia e a esperada pisa das uvas



A 38ª Festa da Uva de Jundiaí chegou para celebrar uma variedade de uva típica da região: a niágara rosada, que surgiu na cidade há 89 anos, devido a uma mutação natural da uva niágara branca. 


Neste ano, a festa acontece em quatro finais de semanas para que turistas e moradores da região possam aproveitar as atrações. Com início no dia 12 de janeiro e término no dia 5 de fevereiro, a expectativa da organização do evento é receber 20% mais de visitantes que em 2020, quando registrou um recorde de público com aproximadamente 205 mil visitantes oriundos de 26 estados, 195 cidades e 24 países.


O evento oferece aos visitantes atrações como apresentações de teatro, dança e bandas, exposições de frutas, venda de vinhos, espumantes e produtos artesanais, workshops enogastronômicos, espaço kids e o destaque da festa fica para a tradicional cerimônia da pisa da uva, em que os participantes podem vivenciar uma experiência única. Outra novidade será o Brinde ao Pôr do Sol, a ser realizado todos os dias, para a abertura da programação do Palco Uva Isabel. A proposta do brinde é apresentar aos visitantes uma experiência com os espumantes produzidos na cidade, em especial o Espumante de Niágara.


Para Marcela Moro, diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí e coordenadora do evento, a realização da festa de 2023 terá um grande impacto positivo para agricultores, produtores e empreendimentos turísticos da cidade. “A festa é formada pelos empreendedores e pela comunidade de nossa cidade. São vinícolas, artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão, associações, cooperativas que se reúnem para manter e reverberar a tradição da uva e do vinho em nossa cidade e mostrar tudo isso para os turistas. Nenhum expositor paga para participar da Festa da Uva. A prefeitura entende que o evento é uma política pública de fomento ao turismo e à agricultura, gerando importante receita para o município por meio da comercialização dos produtos no evento, além de ser um chamariz importante para atração de turistas ao longo de todo o ano”, explica.


Serviço:


38ª Festa da Uva e 9a. Expo Vinhos de Jundiaí 2023


Quando: 12 de janeiro a 05 de fevereiro

Horários: Quinta-feira (12) - às 18h/ Sextas-feiras: das 18h às 22h/ Sábados: das 10h às 22h/ Domingos: das 10h às 21h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n

Entrada gratuita

Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível


Foto: divulgação

Comments


bottom of page