• Viviane Campos

31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso volta ao formato presencial

A cerimônia de premiação será realizada no dia 05 de maio com a presença do presidente da illycaffè, Andrea Illy


Há mais de trinta anos fomentando a produção do café de qualidade na cafeicultura brasileira, a illycaffè realiza a trigésima primeira edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, a principal premiação do setor cafeeiro do país. Após dois anos sendo realizado de forma virtual, no dia 05 de maio o prêmio volta a ser presencial e contará com as presenças do presidente da illycaffè, Andrea Illy, e a diretora Anna Illy. Promovido anualmente, o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” reconhece os melhores produtores do país. São escolhidos 40 finalistas, dos quais são selecionados os três vencedores nacionais, que participam do Prêmio Internacional Ernesto Illy de Café. A premiação internacional será realizada no segundo semestre e reúne 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè, celebrando os melhores cafés do mundo. Os cafeicultores ranqueados do 4º ao 6 º lugar nacional, bem com os finalistas das categorias Regional e Classificador do Ano, recebem diplomas e prêmios em dinheiro. Durante a premiação são entregues mais de R$ 120 mil em prêmios. Os finalistas nacionais, bem como os campeões nacionais e regionais, são selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio, composta por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè. O Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira, que desde 1991 contribui para o desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país. O concurso já reconheceu mais de 1.500 cafeicultores ao longo dos anos.


Sobre a illycaffè

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional. Há 261 lojas illy de marca única em mais de 40 países pelo mundo.


Foto: divulgação