• Viviane Campos

3 receitas para fazer um “detox” depois da Páscoa


Exagerou no consumo do chocolate? A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, lista receitas refrescantes para fazer um detox no corpo e voltar à rotina, após a Páscoa


Como manda a tradição, a Páscoa é um período destinado ao chocolate e não há quem consiga resistir aos inúmeros sabores disponíveis especialmente nesta época. Porém, ainda que a grande oferta de guloseimas seja um agrado ao paladar, o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, como o chocolate, pode prejudicar o organismo.


Retenção de líquidos, aumento de peso, surgimento de celulites, alteração da glicemia e até cansaço, são alguns dos efeitos negativos do exagero do doce apontados pela nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Para quem abusou dos ovos de chocolate, a orientação da profissional é certeira: voltar à rotina alimentar o quanto antes e investir em um “detox” do corpo, bebendo muita água e incluindo frutas e vegetais na alimentação.

“O nosso organismo tem naturalmente a capacidade de detoxificação através do bom funcionamento do fígado e dos rins. Mas, nós sempre podemos ajudar esses órgãos a funcionar melhor, oferecendo, diariamente, nutrientes e antioxidantes de forma abundante através da alimentação. É válido reforçar que um alimento por si só não tem a função detox”, explica a profissional.


Isso significa ingerir vegetais em boa quantidade, na forma de saladas, legumes cozidos ou refogados, frutas in natura, sucos de frutas e água de coco. “Esses alimentos possuem antioxidantes e fitoquímicos que ajudam a eliminar os radicais livres que podem estar em grande quantidade no corpo”, reforça Renata.


A nutricionista também ressalta que é necessário que haja uma organização com os horários das refeições e um planejamento de cada uma, além de não ter em casa alimentos que deseja reduzir o consumo.


Aproveitando o clima mais quente, a nutricionista do Oba Hortifruti listou três receitas deliciosas para se refrescar, colocar a saúde em dia e facilitar o trabalho do organismo!



SMOOTHIE DE PERA COM HORTELÃ


1 pera picada com casca, sem semente

5 folhas de hortelã

100mL de água de coco congelada

100mL de água

Suco de 1 limão

Preparo: bata tudo no liquidificador e beba em seguida, sem coar.



PICOLÉ DE UVA VITÓRIA


1 xícara de uvas vitória cortadas ao meio

1 xícara de água de coco

2 kiwis picados, em tamanho próximo ao das uvas (opcional)

Forminhas de picolé

Preparo: coloque as uvas e os pedaços de kiwi nas forminhas de picolé, alternando entre eles.

Complete o espaço com água de coco e leve ao freezer por 2 horas antes de consumir.



SALADA VERDE COM CAQUI


1/2 maço de rúcula

1/2 caqui maduro cortado em gomos

Cubinhos de queijo (padrão, minas, fetta)

1 colher de croutons

2 colheres de azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Acomode a rúcula e o caqui em uma saladeira.

Acrescente os cubinhos de queijo, tempere com sal, pimenta e azeite.

Finalize com os croutons e sirva.


Sobre o Oba Hortifruti - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: www.obahortifruti.com.br

Siga o ObaHortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

Fotos: divulgação