top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

3ª Coffee Brasília acontece de 30 de maio a 2 de junho, no Casapark com programação gratuita, degustação, talk shows, masterclasses, feira de expositores e competições


Edição de 2024 é idealizada para quem ama, produz, vende ou promove o grão no país e também no Distrito Federal, que se firma como importante polo



 

O Brasil é o maior produtor e o segundo consumidor de café no Mundo. Curto, longo, forte, fraco, puro ou com acompanhamento, a bebida é uma paixão nacional. A terceira edição do Coffee Brasília, a ser realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Casapark, promove uma experiência para descobrir, saborear e celebrar o café. O evento tem degustação e uma programação gratuita idealizada para quem ama, produz, vende ou promove o grão no país.

 

Nos quatro dias de evento, um extenso leque de atividades convocará profissionais renomados de diversos campos de interesse do universo da bebida para compartilharem sua expertise com empreendedores e apaixonados por café. Na edição 2024, talk shows, masterclasses, feira de expositores e competições em torno da bebida mais consumida pelos brasileiros movimentam o mall, promovendo uma imersão completa em torno do café à despertar os cinco sentidos dos entusiastas do grão.

 

Aulas e talks acontecerão na Cafeteria Modelo e no palco Talk Show Coffee, um espaço montado para apresentar as melhores práticas do mercado. Na Coffee Brasília Fair, a feirinha composta por expositores de café e produtos relacionados ao tema, os visitantes poderão degustar e conhecer novos sabores de café e outros quitutes artesanais.  Muito aguardados pelo público, o TNT Latte Art e a terceira edição da Taça Barista 2024, que terá a grande final no domingo (2/6), estão entre os eventos mais disputados pelos visitantes.

 

A especialista em conteúdo de café há 18 anos Mariana Proença, criadora da Semana Internacional do Café, do Guia das Cafeterias do Brasil, do Coffee The Year Brasil e Fundadora do Encontro Aliança das Mulheres do Café (IWCA) emprestará ao evento a sua expertise sobre a bebida e será a mediadora de algumas entrevistas do Talk Coffee e da Cafeteria Modelo. Também será responsável pela execução da Taça Barista, com oito participantes, e a Taça TNT Latte Art , com 24 participantes, e mestre de cerimônia do Coffee Brasília 2024, que conta com o apoio de Jú Morgado, campeã da primeira edição da Taça Barista do Coffee Brasília, realizada em 2022.

 

O Coffee Brasília promove uma imersão enriquecedora sobre a bebida, através da presença de especialistas de diferentes áreas do universo do café. No ano passado o evento contou com a presença de Garam Um, consagrado como o melhor barista de café coado do país na Brazilian Brewers Cup Champion e 3° lugar no World Brewers Cup 2023, o campeonato mundial da categoria e realizou um total de 25 aulas e talks divididos entre a Cafeteria Modelo, um espaço projetado para demonstrar as melhores práticas do mercado, e o palco Talk Show Coffee. Os tópicos abrangeram uma ampla gama de interesses, desde a importância da rede feminina na cadeia do café, com representantes da IWCA (Aliança Internacional das Mulheres do Café), até discussões sobre empreendedorismo com Dudu Quintanilha do Café Minimalize, experiências de turismo com Virgílio Ribeiro (Fazenda Maé) e Claudio Coutinho (Café Minelis), além de vivências que exploram harmonizações, drinks com café, cerveja com café e muito mais.

 


No ano passado o Coffee Brasília reuniu mais de 28 mil pessoas, se consolidando como o maior evento dedicado ao café do Brasil, contribuindo, ainda, para confirmar a qualidade da produção do Distrito Federal. "O Coffee Brasília retorna em 2024 para celebrar a cultura e a paixão pelo café. Esta terceira edição promete surpreender ainda mais o público com novas experiências sensoriais, oportunidades de networking, palestras, workshops e degustações exclusivas.", diz Nahyara Alves, uma das organizadoras do evento ao lado de Ana Cristina Alvarenga que completa: “Apresentaremos as últimas tendências e inovações do mundo do café para todos os entusiastas da bebida. É também uma oportunidade para o público se conectar com os líderes e influenciadores da indústria do café."

 

 

O grão

Valioso, há séculos o café faz parte da história da humanidade. Surgido na região de Cafa, na Etiópia, foi com a Arábia Saudita – cuja população acreditava em seus poderes milagrosos - que o cultivo do grão conquistou importância econômica. No Brasil o grão que chegou no século XVIII na então província do Pará, se firmou como um produto de grande qualidade e se expandiu para todo o território nacional, sendo que cada região produz o seu café com sabor único e inconfundível onde o terroir influencia diretamente na qualidade final do produto.

 

O Café no DF

O cultivo do café no Centro-Oeste pode ser considerado uma atividade recente a nível de produção comercial do grão. A região possui todas as principais características para a produção de grão de altíssima qualidade. O café cultivado na área, com terrenos de elevada altitude, clima exclusivo e solo totalmente irrigados possibilitando um maior controle sobre as variações climáticas, se destaca no quesito qualidade. São cerca de 3.500 hectares de café arábica e produção média de 125 mil sacas/ano.

 

A área produtora de café no Planalto Central corresponde a Brasília (DF) ao Sul. No norte de Goiás, Lanaltona de Goiás, Niquelândia, São João da Aliança (Alto Paraíso) e Formosa. Em Minas, Cabeceira e Formoso. De acordo com dados da EMATER, a área plantada no Planalto Central brasileiro é pequena se comparada às regiões de maior tradição no cultivo de café, a exemplo de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná. Entretanto, os produtores locais, com a assistência de consultores especializados e tecnologia de ponta, têm conseguido que a cultura renda o máximo, fazendo com que a produtividade seja uma das maiores do país ao colher em média 60 sacas de café por hectare. A média nacional é de 30 sacas.

 

 

O café especial do Centro-Oeste tem surpreendido pelo sabor único e altas notas na B S C A. A colheita do grão é realizada em um período sem chuvas, diferentemente de outras regiões, eliminando a possibilidade de fermentações descontroladas, resultando em um produto padronizado com grãos de alta qualidade e sabor.

 

 

ESG

 

ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O Coffee Brasília é um evento com responsabilidade ambiental e social. Haverá a coleta seletiva do lixo produzido durante a montagem, desmontagem e nos seus quatro dias de realização. O troféu a ser oferecido nas competições é sustentável, produzido de madeira de café pelo @Wood’nCoffee, O evento é totalmente acessível.

 

 

 

Serviço:

 

3ª edição do Coffee BrasíliaQuando: de 30 de maio a 2 de Junho de 2024

Horários:

30/5: 12h às 20h

31/5: 10h às 22h

1/6: 10h às 22h

2/6: 12h às 20h


Onde: Casapark

Entrada: gratuita

Faixa indicativa: livre

@coffeebrasilia_


Contato Comercial – Rose – 61 982040149

Assessoria de imprensa - UMA Comunicação – Eliane: 61 999870916

Apoio Institucional: ABIC -  Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) -  FAPE-DF – ABRASEL – SINDHOBAR - SINDEVENTOS-DF - Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) – Brasília Convention Bureau - Conselho Nacional do Café (CNC) – Viveiro Vale verde.

Patrocínio Taça Barista TNT: 3 Corações e a Tal da castanha

Apoio Técnico: Barista Juliana Morgado, Mariana Proença

Turismo de experiência: Café Maé, Café Minelis, Café Grão Nativo

Montadora Oficial: Mais Stand

Media Partner: Metrópoles

Assessoria de Imprensa: Uma Comunicação

Produção: Lua Cheia Produções, F2 Mais, Agência Quinta Dimensão Marketing de Experiência e Performance


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page