• Viviane Campos

21a Edição do Comida di Buteco tem modelo híbrido com foco no delivery

Em Brasília, concurso acontece de 30 de julho a 22 de agosto, com participação de 15 bares. Todos os petiscos custam R$27


Após quatro adiamentos em função da pandemia, o concurso Comida di Buteco chega a sua 21a edição, desta vez com o tema Raizes e com todos os petiscos a R$27. Em Brasília, ele acontece de 30 de julho a 22 de agosto e conta com 15 bares participantes das regiões Plano Piloto, Águas Claras, Guará e Taguatinga (lista no site www.comidadibuteco.com.br). O concurso agora tem modelo híbrido, com foco no delivery. Mas a votação, que é feita tanto pelos jurados quanto pelo público, deve ser realizada somente in loco, pois avalia não só o petisco, mas também o atendimento, a temperatura da bebida e a higiene.

Segurança:

Os participantes devem seguir à risca todos os protocolos de segurança. Quem não seguir, será automaticamente desclassificado. Além disso, os butecos ficam sujeitos às regras de funcionamento determinadas pelo governo. Uma das novidades em prol de um concurso mais seguro é a parceria com a Tagme, plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios. Ela está disponível pelo site comidadibuteco.com.br


Salve os butecos:

O objetivo do concurso, mais do que nunca, é de ajudar na recuperação dos bares, por isso foi criado o movimento "Salve os butecos", visando gerar fluxo de caixa para os estabelecimentos para que estes possam se reerguer. Todos podem participar, basta doar para a conta 130023050, agência 1595, banco Santander (033). O CNPJ é o 06.204.569/0001-55 . O acompanhamento das doações será feito pelo site comidadibuteco.com.br


Outras novidades são a linha de festas com a identidade Comida di Buteco, disponível no site reginafestas.com.br, e os snacks Comida di Buteco da Piraquê, nos sabores pão de alho, pimenta e calabresa. Além disso, ainda há os cursos com vídeos de receitas do concurso, disponíveis na plataforma sympla.com.br a partir do dia 19 de agosto. Por fim, a loja virtual chicorei.com disponibilizará, a partir de 1 de agosto, camisetas nas quais 10% do valor será revertido em lucro para os botecos.

Cronograma e formato do concurso:

1a etapa

Em cada cidade participante, o público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

2a etapa

Uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visita os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o melhor buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de outubro.


Um modelo de negócios transformador

A missão do Comida di Buteco é transformar vidas por meio da cozinha de raiz. O concurso tem como perfil apenas os negócios familiares, não podendo participar redes nem franquias. E todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: o “buteco”, que não paga para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco - gera empregos, impostos, turismo e envolve parceiros; a mídia - jornalistas / influenciadores -; e finalmente o público, que visita e vota nos butecos.

Empresas patrocinadoras em Brasília:


Apoiadores: Abrasel, boxnet, Chandon, Coletiva Mídia, CBN, Dickies/Santanense, GDF, Heinz, MCCAIN, Mercure Hotel, Rádio Executiva, Reserva 51,Sebrae DF, Secretaria de Turismo, Tagme, Zero Cal e Zoom


Apresentador: Finna, Piraquê


Banco Oficial: Santander, Getnet


Cerveja oficial: Bohemia Patrocinadores: Coca-Cola


Promoção: TV Globo