top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

21ª Temporada da Truta da Região de Visconde de Mauá começa dia 4/10 com workshop de chefs renomados


Trinta  restaurantes e pousadas vão elaborar novas receitas e criar menus sofisticados para serem apreciados pelos turistas e visitantes da região

 


Obra prima da natureza, a truta é o carro-chefe de um dos festivais gastronômicos mais tradicionais do país, que será realizado de 26 de outubro a 25 de novembro, no Sul Fluminense. Organizado pelo Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau, o evento reúne há mais de duas décadas chefs renomados que ministram cursos para capacitar  equipes, aprimorar menus e as condições de preparo da truta. 

 

A qualificação técnica do festival começará nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, com um workshop fechado para a equipe de 30 estabelecimentos locais, entre restaurantes e pousadas da região.

 

"É uma honra ser convidado para um evento que já virou tradição e, principalmente, enaltece um produto de alta qualidade, que é a Truta de Visconde de Mauá", afirmou o chef Duda Ribeiro, ex-professor do Le Cordon Bleu, que participará pela primeira vez do festival.

 

Duda Ribeiro terá a companhia do chef Paulo Araújo que comemora o retorno do evento, após três anos ausência, devido à pandemia.

 

"Fiquei muito feliz com o convite do Convention e dos chefs locais que vão me proporcionar, mais uma vez, participar deste festival. Terei a oportunidade de compartilhar conhecimentos e toda a minha experiência com os participantes do workshop", afirmou  Paulo Araújo, chef do Studio dos Chefes.

 

Uma iguaria da montanha

 

Esta deliciosa imersão gastronômica tem como ponto de partida a truta, um pescado que se reproduz nas águas mais puras e geladas das cabeceiras dos rios da região de Visconde de Mauá e virou assinatura dos pratos mais sofisticados da montanha. Outra deliciosa experiência que fará parte do evento é a harmonização de vinhos com os novos pratos criados pelos chefs. Tudo para deixar o resultado final ainda mais saboroso.

 

De sabor delicado e muito saudável, esta caprichosa espécie de salmonídeo exige condições muito especiais para se reproduzir. A água precisa ser gelada, puríssima e corrente, características presentes nas nascentes, rios e corredeiras da Serra da Mantiqueira. Este ambiente tão peculiar lhe confere assim um grau altíssimo de limpeza.

 

A truta tem entre seus principais benefícios uma alta concentração de Ômega 3, óleo que previne doenças cardiovasculares, que equilibra os níveis de colesterol no sangue, promove saúde para o coração e ainda colabora com a perda de peso controlada, o que é muito bom para o organismo.

 

Foto: divulgação

Comments


bottom of page