Avaliação Nacional de Vinhos volta a ser 100% presencial, reunindo 800 apreciadores em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha
O Brasil unido na maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Assim foi a 32ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2024 que, depois de quatro anos, voltou a reunir centenas de apreciadores em evento 100% presencial. Os 800 participantes degustaram as 16 amostras representativas da Safra 2024, que foram selecionadas entre os 30% classificados num universo de 472 amostras inscritas por 67 vinícolas de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal (Bahia 15, Distrito Federal 16, Goiás 01, Minas Gerais 03, Paraná 03, Rio Grande do Sul 408, Santa Catarina 08 e São Paulo 18). O maior momento do vinho brasileiro aconteceu neste sábado, 19 de outubro, em Bento Gonçalves, destacando vinhos do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
Depois de uma pandemia global, que levou a Avaliação para o ambiente virtual, e dos impactos gerados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, a Avaliação Nacional de Vinhos retomou seu formato presencial. O evento reuniu na Capital Brasileira do Vinho apreciadores de 72 cidades brasileiras, vindas de 10 estados, além do Distrito Federal. A experiência também foi vivida por fãs do vinho brasileiro da Espanha e do Uruguai. O ritual se repete há 32 anos. Nesta edição, foram servidas 1.152 garrafas, o que corresponde a 864 litros de vinhos, ou seja, 72 garrafas de cada uma das 16 amostras. O serviço do vinho, destaque tradicional do evento, foi feito por mais de 100 alunos do Curso de Viticultura e Enologia de universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, destaca a superação de viticultores e enólogos. “A Safra 2024 trouxe condições climáticas desafiadoras. Mesmo assim, as vinícolas brasileiras provaram que são capazes de superar adversidades como esta, mostrando que o Brasil elabora grandes vinhos”, ressalta. “A Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2024 mostrou mais uma vez a diversidade e qualidade da produção nacional. Mesmo com um número um pouco inferior a edição anterior, alcançamos boa representatividade com amostras de diferentes regiões produtoras brasileiras”, complementa Morari.
A expectativa da ABE é que a retomada da Avaliação Nacional de Vinhos de forma presencial seja um start para a aceleração do setor no mercado. A cada edição, a entidade percebe a evolução da qualidade das amostras inscritas, que alcançam notas acima de 90 pontos, o que é altamente diferenciado uma vez que estes vinhos ainda não estão prontos. Além disso, a pluralidade de castas e estilos também chama a atenção, mostrando que as vinícolas brasileiras estão preparadas para atender consumidores exigentes que buscam cada vez mais vinhos modernos, criativos e envolventes.
Mais uma vez o Rio Grande do Sul predominou a presença na lista, ficando com 15 das 16 amostras, o que é natural uma vez que praticamente 87% das amostras inscritas são de vinícolas gaúchas. A Serra Gaúcha é o grande destaque. Mesmo assim, São Paulo figurou no ranking, mostrando que o Brasil Vitivinícola vai além do Sul. Já entre os 30% - 148 amostras – são batizados por 44 vinícolas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.
Troféu Vitis 2024
Os grandes homenageados da ABE com o Troféu Vitis 2024 foram o vinhateiro Benildo Perini, na modalidade Amigo do Vinho Brasileiro, e o engenheiro agrônomo Murillo de Albuquerque Regina, na categoria Enológico. Ambos foram laureados pela entidade pela relevante atuação na promoção e divulgação do vinho brasileiro.
AS 16 AMOSTRAS REPRESENTATIVAS E SEUS COMENTARISTAS
VINHO BASE ESPUMANTE
1. Riesling Itálico/Pinot Noir/Chardonnay - Chandon Brasil (Garibaldi/RS)
Mediana de Seleção – 91
Comentarista: enóloga Vanessa Stefani (Brasil)
2. Chardonnay/Pinot Noir - Vinícola Geisse (Pinto Bandeira/RS)
Mediana de Seleção – 91
Comentarista – enólogo José Ignácio Hernández (Espanha)
VINHO BRANCO NÃO AROMÁTICO
3. Riesling Itálico - Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi/RS)
Mediana de Seleção – 90
Comentarista – Jornalista e sommelier Lucia Porto (Brasil)
4. Chardonnay - Cooperativa Vinícola São João (Farroupilha/RS)
Mediana de Seleção – 92
Comentarista – jornalista Márcio Campos (Brasil)
VINHO BRANCO AROMÁTICO
5. Moscato Giallo - Vinícola Giacomin (Flores da Cunha/RS)
Mediana de Seleção – 91
Comentarista sorteado entre o público – Valdeir Malta Taveira (Brasil)
6. Malvasia de Cândia - Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves/RS)
Mediana de Seleção – 91
Comentarista – jornalista Rosane Marchetti (Brasil)
VINHO ROSÉ
7. Tannat - Casa Venturini Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha/RS)
Mediana de Seleção – 90
Comentarista – jornalista e sommelier Daniel Arraspide (Uruguai)
VINHO TINTO JOVEM
8. Pinot Noir - RAR Indústria e Comércio de Alimentos (Vacaria/RS)
Mediana de Seleção – 91
Comentarista – sommelier Bruno Vianna (Brasil)
9. Cabernet Franc - Pizzato Vinhas e Vinhos (Bento Gonçalves/RS)
Mediana de Seleção – 90
Comentarista – sommelier Bruno Sias (Brasil)
VINHO TINTO SECO
10. Merlot - Vinícola Perini (Farroupilha/RS)
Mediana de Seleção – 91
Comentarista – jornalista e sommelier Paula Theotônio (Brasil)
11. Cabernet Sauvignon - Vinhos Don Laurindo (Bento Gonçalves/RS)
Mediana de Seleção – 90
Comentarista – sommelier Maurício Ceccon (Brasil)
12. Cabernet Sauvignon - Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira/RS)
Mediana de Seleção – 91
Comentarista – médico Protásio Luz (Brasil)
13. Teroldego - Vinícola Don Guerino (Alto Feliz/RS)
Mediana de Seleção – 91
Comentarista – sommelier Dionísio Chaves (Brasil)
14. Syrah - Vinícola Casa Soncini (Itaí – SP)
Mediana de Seleção – 90
Comentarista – jornalista Sara Bodowsky (Brasil)
15. Merlot - Miolo Wine Group (Bento Gonçalves/RS)
Mediana de Seleção – 91
Comentarista – empresário Ari Gorestein (Brasil)
16. Tannat - Vinícola Campestre (Vacaria/RS)
Mediana de Seleção – 93
Comentarista – Engenheiro Agrônomo Murillo de Albuquerque Regina (Brasil)
Da avaliação de seleção
Os vinhos foram avaliados em 8 sessões, entre os dias 03 a 06 de Setembro de 2024, no período da manhã e tarde no CIC BG - Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, sempre às 9h e 15h. Participaram da avaliação 90 enólogos, todos com experiência em degustação, divididos em 10 grupos (2 sessões/grupo). As amostras foram degustadas às cegas, informando-se aos degustadores somente a categoria (grupo) do vinho – sem mencionar o nome da variedade, com exceção das categorias IIA, que compreendem os vinhos varietais Chardonnay e a categoria VA que compreende os vinhos tintos jovens da variedade Pinot Noir. Diariamente eram degustadas de 24 a 26 amostras por grupo. Foi empregada a ficha da O.I.V e União Internacional dos Enólogos, a qual atribui notas em uma escala de 0 a 100 pontos. Para a composição da nota final, foram consideradas um total de 10 variáveis, associadas ao Aspecto (Limpidez, Tonalidade); Olfato (Intensidade, Nitidez, Qualidade); Paladar (Intensidade, Nitidez, Qualidade, Persistência) e Avaliação Global. Os vinhos foram servidos nas temperaturas de 10°C (brancos, base para espumantes e rosés) e 17°C (tintos). A seleção dos 30% melhores vinhos, correspondente a cada categoria, foi feita de acordo com a mediana; para desempate, a média aritmética seguida pelo desvio padrão. Foi empregado o sistema computadorizado de coleta de dados, com processamento e emissão de relatórios.
NÚMEROS E INFORMAÇÕES DA 32ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2024
NÚMERO DE AMOSTRAS – 472
BASE ESPUMANTE – 88 – 18,65%
BRANCO NÃO AROMÁTICO – 58 – 12,29%
BRANCO AROMÁTICO – 61 – 12,92%
ROSÉ – 35 – 7,42%
TINTO JOVEM – 27 – 5,72%
TINTO – 203 – 43%
VINÍCOLAS – 67
ESTADOS DAS VINÍCOLAS - Bahia 15 (2 vinícolas), Distrito Federal 16 (3 vinícolas), Goiás 01, Minas Gerais 03 (2 vinícolas), Paraná 03 (2 vinícolas), Rio Grande do Sul 408 (48 vinícolas), Santa Catarina 08 (4 vinícolas) e São Paulo 18 (5 vinícolas)
DEGUSTAÇÃO DE SELEÇÃO – 90 enólogos
PÚBLICO DIA 19 DE OUTUBRO – 800 apreciadores de 72 cidades (Brasil – BA, DF, ES, GO, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP – Uruguai e Espanha)
SERVIÇO DO VINHO – Mais de 100 alunos do Curso de Viticultura e Enologia do IFRS- BG, IFSC – Urupema; UNIPAMPA – Don Pedrito; IFSUL - Campus Visconde da Graça; UCS – Caxias do Sul.
VOLUME DE VINHO DEGUSTADO – 1.152 garrafas – 864 litros (72 garrafas por amostra)
TROFÉU VITIS AMIGO DO VINHO BRASILEIRO 2024 – Benildo Perini
TROFÉU VITIS ENOLÓGICO 2024 – Murillo de Albuquerque Regina
ANEXO RELAÇÃO DOS 30% E DESCRIÇÃO DAS AMOSTRAS.
Fotos: Jeferson Soldi
Comments