top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

2ª edição do Coffee Brasília

Atualizado: 22 de ago. de 2023

Evento que visa promover e incentivar a cadeia produtiva de café do Distrito Federal, acontece de  7 a 10 de setembro, no Casapark  

 


Quando se trata de café, o brasileiro é antes de tudo um apaixonado. O país é o maior produtor do mundo e o segundo maior mercado consumidor mundial. Nesse cenário, o Distrito Federal vem se destacando com importantes produtores e vislumbra uma rota turística focada no produto. Com o objetivo de incentivar ainda mais a cadeia produtiva local, o consumo de café e o amplo universo de produtos que utilizam essa paixão nacional, acontece a segunda edição do Coffee Brasília, de 7 a 10 de setembro, no Casapark, com entrada gratuita e uma programação de experiências que se estenderá por toda a estrutura do shopping, incluindo a praça central e os corredores do mall.

 

Dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) apontam que, em 2022, o Distrito Federal tinha 83 agricultores de café com uma produção de aproximadamente 1.204,92 toneladas. O setor movimenta a economia do DF, gera empregos e motiva novos empreendedores a entrarem no mercado do café ancorado, principalmente, pelo sucesso de uma produção local. Produzido em uma fazenda da zona rural de Sobradinho, o café Minelis venceu o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Expresso de 2019, com premiação recebida nos Estados Unidos. Isso explica o interesse do setor no Coffee Brasília.

 

A primeira edição do evento, realizada no ano passado, também do Casapark, reuniu mais de 60 marcas participantes e contou com a presença de profissionais do setor cafeeiro, palestras, cursos, masterclass, turismo de experiência, concurso de barista, networking, oferecendo ao público muito conteúdo, cafés reconhecidos e premiados, recebendo 21.281 visitantes.

 

Neste ano, o grande destaque é, mais uma vez, a Cafeteria Modelo, um espaço montado para apresentar as melhores práticas do mercado e o palco Talk Show Coffee, que irá abrigar palestras para empreendedores e apaixonados por café. O local também contará com menu degustação - que será oferecido, também, nos estandes dos expositores - para que os visitantes possam conhecer novos sabores de café e abrigará a Taça Barista 2023, concurso de barista cujas inscrições realizadas através do perfil @coffeebrasilia_ já estão encerradas.

 

Além, de possibilitar que expositores realizem “pitch” sobre o seu produto, a Arena Sebrae/3 Corações traz, pela primeira vez, o TNT (Thursday Night Throwdown), uma competição muito tradicional que acontece há anos em diversas cidades ao redor do mundo. Pelo menos em uma quinta-feira no mês, baristas disputam entre si para definir quem faz a melhor Latte Art. Em Brasília, a competição do mês de setembro será no Coffee Brasília 2023. Na quinta-feira (07/09), na Arena Sebrae / 3 Corações, patrocinadora da competição. Todos os interessados estão convidados a participar (sendo barista ou não) e mostrar suas habilidades de vaporização e Latte Art. As vagas são limitadas e serão preenchidas até acumular o total de 24 competidores. As inscrições também são realizadas pelo link que está no @coffeebrasilia_.

 

 

Produtores, fornecedores e empreendedores locais estarão no chamado Coffee Brasília Fair. Estandes comercializarão produtos e oferecerão atividades como palestras e degustação. Através do @coffeebrasilia_, os visitantes poderão agendar uma visita guiada às fazendas produtoras de café do Distrito Federal, com degustação de cafés especiais.

 

“Nossa expectativa é que o Coffee Brasília atraia um público de mais de vinte mil pessoas nos quatro dias de realização do evento. O brasileiro é um apaixonado por café e o brasiliense irá descobrir que temos bons cafés produzidos também no Cerrado”, afirma Ana Cristina Alvarenga, uma das organizadoras do evento.

 

Capacitação


O café será tema de podcast, workshops, talk shows, cursos e palestras promovidos pelo evento no espaço da Cafeteria Modelo / Talk Show Coffee. As palestras, gratuitas, abordarão o mercado de café, o atual cenário do café no Brasil, o futuro das cafeterias e a importância dos baristas. A programação completa encontra-se no @coffeebrasilia_

Harmonização, torras e drinks à base de café estão entre os assuntos dos workshops. Já os cursos abordarão assuntos como gestão de negócios e café especiais. As inscrições podem ser realizadas antecipadamente pelo @coffeebrasilia_

 

Após a participação nas palestras, os palestrantes terão um momento no Podcast – Podpocafé apresentado por Tatiana André. Com o propósito de levar pessoas a lugares, aromas e sabores que despertam a paixão por essa bebida milenar tão afetiva e presente em mesas do mundo inteiro. Com um bate-papo descontraído, o podcast está publicado nas plataformas: https://www.youtube.com/@podpocafepodcast/videos , spotify e na bio do @coffeebrasilia_. Alguns expositores da primeira edição já passaram pelo podcast podpocafe. E, em breve os sócios do Coffee Brasília estarão lá também.

 

 

Café com Elas

 

No universo cafeeiro as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço e destaque, comprovando que fazem a diferença no avanço da produtividade. Com um espaço totalmente voltado para elas, esta segunda edição da Coffee Brasília celebra os 10 anos da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA), através da exposição virtual “A força feminina no café”. Tótens digitais serão espalhados pelo shopping Casapark transmitindo entrevistas, fotos e vídeos.

 

A exposição apresenta a trajetória da IWCA e a busca pela equidade de gênero no café. A instituição foi criada em 2003 a partir do encontro de mulheres da indústria cafeeira dos Estados Unidos com produtoras na Nicarágua e na Costa Rica. Em 2012, após cerca de dois anos de intensa mobilização de mulheres de diferentes regiões produtoras, foi instaurado o capítulo brasileiro da IWCA que hoje somam 800 associadas.

 

O grão

 

Valioso, há séculos o café faz parte da história da humanidade. Surgido na região de Cafa, na Etiópia, foi com a Arábia Saudita – cuja população acreditava em seus poderes milagrosos - que o cultivo do grão conquistou importância econômica. No Brasil o grão que chegou no século XVIII na então província do Pará, se firmou como um produto de grande qualidade e se expandiu para todo o território nacional, sendo que cada região produz o seu café com sabor único e inconfundível onde o terroir influencia diretamente na qualidade final do produto.

 

 

 

O Café no DF

 

O cultivo do café no Centro-Oeste pode ser considerado uma atividade recente a nível de produção comercial do grão. A região possui todas as principais características para a produção de grão de altíssima qualidade. O café cultivado na área, com terrenos de elevada altitude, clima exclusivo e solo totalmente irrigados possibilitando um maior controle sobre as variações climáticas, se destaca no quesito qualidade. São cerca de 3.500 hectares de café arábica e produção média de 125 mil sacas/ano.

 

A área produtora de café no Planalto Central corresponde a Brasília (DF) ao Sul. No norte de Goiás, Lanaltona de Goiás, Niquelândia, São João da Aliança (Alto Paraíso) e Formosa. Em Minas, Cabeceira e Formoso. De acordo com dados da EMATER, a área plantada no Planalto Central brasileiro é pequena se comparada às regiões de maior tradição no cultivo de café, a exemplo de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná. Entretanto, os produtores locais, com a assistência de consultores especializados e tecnologia de ponta, têm conseguido que a cultura renda o máximo, fazendo com que a produtividade seja uma das maiores do país ao colher em média 60 sacas de café por hectare. A média nacional é de 30 sacas.

 

O café especial do Centro-Oeste tem surpreendido pelo sabor único e altas notas na B S C A. A colheita do grão é realizada em um período sem chuvas diferentemente de outras regiões, eliminando a possibilidade de fermentações descontroladas, resultando em um produto padronizado com grãos de alta qualidade e sabor.

 

 

Momento Business

 

No último dia do Coffee Brasília, domingo, a atividade cafeeira se reúne na abertura do evento para ativar negócios em um momento de networking. Produtores rurais, empresários da rede hoteleira, cafeterias, bares e restaurantes se reúnem em uma meda redonda.

 

 

Turismo de Experiência

 

Esta segunda edição do Coffee Brasília traz duas fazendas, Café Maé e Café Minelis, oferecendo turismo de experiência ao público. Os interessados podem fazer o agendamento da visita através do @coffeebrasilia_ para verem de perto como funcionam as etapas e os processos da colheita e de produção de café.

 

 

ESG

 

ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O Coffee Brasília é um evento com responsabilidade ambiental e social. Haverá a coleta seletiva do lixo produzido durante a montagem, desmontagem e nos seus quatro dias de realização. O troféu a ser oferecido nas competições é sustentável, produzido de madeira de café pelo @Wood’nCoffee, O evento é totalmente acessível. A acessibilidade contou com a assessoria da PcD motora.





Expositores:

 

Kalango Cafés,112 Café, Torrefação Zancanaro, D'farm, Paranoá Cafés Especiais, Café Grão Nativo, Anero Café, Wine Day Group, Mokado Lab de Cafés, Barista Atitude, Fazenda Jatobá Arbor, Chef David, Exclusivo Brownie, Laboratório de Doces, Café Honesta, ilovecoffee.com.br, Saboretto Cafés Especiais, Together Cafés Especiais, Civitá Café, Fábrica de Pães, Black Prime Café, Dona Cebola, Delícias do Brasil, Capital Bulls, Vicenti Artesanais, Treem de Minas, Ristretto Café e Eventos, Pilotis Cafés, AHA Cafés, Goyas Defumados, Kepeh Brasília, Pion Torreneria, Masther Coffee, Pão Dourado, Salute Máquinas, Robert Kafé, Barista 7 Lab Co., Acorde 27 Cafés Especiais, Pudim dos Anjos, Cafés Especiais José Corrêa, Kafé Intinerante e Manteigaria Nacional.

 

 

Serviço:

 

Coffee Brasília


Quando: De 7 a 10 de Setembro

Horário: Dia 7,8 e 9, das 14h às 22h. Dia 10, domingo, das 12h às 20h.

Onde: Casapark

Entrada: gratuita

Faixa indicativa: livre


@coffeebrasilia_

Apoio: Café Arábia, Impakta Soluções, CasaPark

Apoio Institucional: SEBRAE, FAPE – DF, SETUR – DF, ABRASEL, SINDHOBAR, SINDEVENTOS-DF, Museu do Café, IWCA – Aliança Internacional das mulheres do café, ABIC, Brasília Convention Bureau, SINDEVENTOS, CNC – Conselho Nacional do Café, SEBRAE, A.M.E, Deputado Distrital Thiago Manzoni, Amigos do Futuro


Apoio Técnico: Barista Atitude, Podpocafé - Podcast

Turismo de experiência: Café Maé, Café Minelis

Montadora Oficial: Mais Stand

Realização / Organização: Lua Cheia Produções, Barista Atitude, Agência Quinta Dimensão Marketing de Experiência e Performance

Podcast oficial: Podpocafé

Patrocínio Taça Barista: Café do Sítio


Foto: divulgação

 

Comments


bottom of page