top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

12º BRAZIL WINE CHALLENGE Degustações passam para julho

Chegada de amostras e vinda de degustadores internacionais dependem de abertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, fechado em razão da enchente na capital gaúcha


 

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde o dia 27 de abril inundaram cidades e geraram muitos desmoronamentos, obstruindo cerca de 200 estradas e alagando o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que deverá reabrir somente em junho. Em razão disso, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) resolveu transferir de junho para julho a data das degustações do 12º Brazil Wine Challenge, para que as amostras inscritas cheguem em tempo, além de permitir a vinda dos degustadores internacionais que farão parte do júri. Com a nova data de 16 a 19 de julho, a entidade acredita que será possível realizar o evento sem transtornos e com plena segurança.

 

O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, explica que a decisão pela troca da data levou em conta o momento vivido no estado. “As amostras que vêm de outros estados e países dependem do serviço aéreo, assim como os especialistas internacionais que farão parte do júri. Além disso, a situação do nosso estado é muito triste. Mudamos a data e sempre vamos mudar numa situação dessas”, enfatiza.

 

Único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso se tornou um dos mais importantes das Américas, reunindo na última edição, em 2022, 903 amostras de 15 países. Os organizadores comemoram o crescimento a cada edição, apostando numa representatividade ainda maior este ano. Morari destaca que o vinho passou a fazer parte da cultura nacional. “A cada safra, vemos novas regiões produtoras surgirem e se consolidarem neste país continental único, colocando na taça toda diversidade que só o Brasil tem. Comungar deste universo milenar é erguer um brinde ao vinho, independente de sua procedência. O Brazil Wine Challenge consegue reunir história, tecnologia e expertise em um concurso plural. É uma vitrine para os vinhos do mundo”, ressalta.

 

Em franca expansão, o setor no Brasil avança a goles de otimismo, atraindo olhares do mundo todo, diante do aumento do consumo interno e dos avanços na produção local. Todo esse potencial ganha destaque no 12º Brazil Wine Challenge, sendo uma importante vitrine tanto em território brasileiro como em outros países.

 

  

SERVIÇO


  • O EVENTO

12º Brazil Wine Challenge – Concurso Internacional de Vinhos do Brasil

Promoção: Associação Brasileira de Enologia (ABE)

Data: 16 a 19 de julho de 2024

Local: Centro Empresarial de Bento Gonçalves

Chancela: Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

Regulamento e Inscrições: www.brazilwinechallenge.com.br

 

Foto: Jeferson Soldi

Comments


bottom of page