top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

12º Brazil Wine Challenge define júri internacional

Especialistas vêm da Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai

 


As 1.034 amostras inscritas no 12º Brazil Wine Challenge por 191 empresas serão avaliadas às cegas de 16 a 19 de julho, em Bento Gonçalves. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) acaba de confirmar o painel de degustadores estrangeiros que farão parte do júri. Eles vêm de sete países – Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai que, junto com enólogos brasileiros, formarão um grupo com mais de 60 técnicos experientes na análise de vinhos e espumantes.

 

Entre os confirmados estão três enólogas: Naira Escobari da Bolívia, Sylvia Cava e Manuela Astaburuaga do Chile. Integram, ainda, o grupo, os experts Adolfo Lona da Argentina, Antonio Palacios da Espanha, Benoit Mathurin e François Hautekeur da França, Ari De Mari de Portugal, Fernando Pettenuzzo e Fernando Piccardo do Uruguai. O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, destaca o rigor do concurso, único do Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). “O Brazil Wine Challenge chega a sua 12ª edição como um dos mais importantes da América Latina. Compor um júri qualificado contribui para este reconhecimento”, assegura.

 

Esta é a primeira vez que o concurso ultrapassa as 1.000 amostras. Além de um aumento de 15% no número de amostras, a representatividade também se destaca com a presença de 15 países, sendo eles: Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Hungria, Itália, México, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai.

 

A dinâmica das degustações segue normas internacionais. Às cegas, as provas serão realizadas no Centro Empresarial de Bento Gonçalves – Capital Brasileira do Vinho. Serão três dias de degustações, totalizando 12 horas de análise, uma verdadeira maratona técnica que coloca visão, olfato e paladar em ação, além do conhecimento. O resultado será anunciado ainda no dia 19 de julho.

  

SERVIÇO


·                  O EVENTO


12º Brazil Wine Challenge – Concurso Internacional de Vinhos do Brasil

Promoção: Associação Brasileira de Enologia (ABE)

Local: Centro Empresarial de Bento Gonçalves

Chancela: Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)


Regulamento e Inscrições: www.brazilwinechallenge.com.br

 

Fotos: Divulgação

Comments


bottom of page