top of page
Foto do escritorViviane Campos

É festa! Calaf completa 1 ano de reabertura


Programação promete semana intensa para ninguém ficar parado com rodas de samba, discotecagem e festas temáticas


Foto: divulgação


Marcado pela alegria e incontáveis rodas de samba e choro, o Calaf celebra 1 ano de reabertura. Reduto cultural e gastronômico do quadradinho, ao longo de três décadas a casa se consolidou como um espaço de cultura e boêmia da cidade. Após fechar no início de 2022 – por consequências da pandemia –, o Calaf ganhou fôlego e reabriu as portas, em julho do mesmo ano,  para alegria do público fiel. Com novidades na programação, estrutura e um cardápio delicioso, a casa permanece a todo vapor. 


Idealizador do local, Venceslau Calaf explica como é administrar um polo cultural e gastronômico em Brasília por tantos anos. “A resposta é simples, tem que gostar, porque no início eu abria e fechava a casa. Com o tempo a gente vai formando a equipe e cortando caminhos. A grande virada mesmo aconteceu em 2003, quando aos sábados começamos com a roda de samba e choro. Regada com muita cerveja gelada, feijoada e paella, afinal a casa é de origem espanhola. A partir daí fomos agregando outros dias com variedade músico cultural para chegar no que é o Calaf hoje em dia.”


Os eventos são uma marca registrada da casa, que abrange um público plural e tem acompanhado as tendências e acrescentado novos eventos à sua programação, atingido também um público mais jovem com festas temáticas, como K-pop Zone e Inimigos do TikTok. “É uma adaptação constante. O Calaf tem mais de 33 anos, e já recebemos diferentes gerações de músicos de Brasília e de fora como: Dhi Ribeiro, Ellen Oléria, Sombrinha, Dona Odete, Jorge Aragão, Otto, Karina Buhr, Tati Quebra Barraco, Urias, Samira Close, Rebeca Trans, Mulú, Letrux, Francisco El Hombre, Carne Doce, B Negão, Marcelo Sena, Banda Eddie, Menos é Mais, entre muitos outros. Com isso, atingimos todos os públicos, não esquecendo a clientela fiel do samba e da música popular brasileira”, explica o empresário Venceslau Calaf. 


Repaginada 


Para receber eventos maiores com grandes artistas brasileiros, o espaço tem passado por algumas transformações em sua estrutura, como a reforma de todo o equipamento de som com os PAs, os subs, microfones e cabos. A iluminação também está sendo redesenhada com um projeto assinado por Thiago Di Lima.


Gastronomia


A cozinha espanhola com toque brasileiro também conquistou os corações brasilienses. A casa retomou a tradicional feijoada, servida sempre às sextas-feiras no almoço em um buffet completo com: linguiça, torresmo, mandioca frita, polenta, couve, bolinho de feijoada, farofa, batata em cubos, frango grelhado, maionese de alho, e também a versão vegetariana da feijoada, por R$ 79,90 kg. Outro carro chefe é a deliciosa paella servida em duas versões, valenciana e marinera. O prato serve duas pessoas e custa  R$200 (a partir de 10 pessoas tem desconto de 10%). Para quem prefere comer em casa, o Calaf tem delivery aos finais de semana, das 11 às 21h, basta fazer o pedido por WhatsApp (61) 99225-1525.


Programação da semana


A tradicional programação musical do Calaf, que acontece de terça a sábado, garante a diversão dos brasilienses. Na sexta-feira (01), a alegria toma conta com Samba União - Encontro de Rodas de Samba, que começa às 20h e vai até 01h. E no sábado, a balada é garantida com a festa mais positive vibes do quadradinho, a Serotonina, de 22h às 04h. Ingressos e programação completa em https://linktr.ee/calafbrasilia. Confira:


Sexta-Feira (01)


Sextou com Samba União - Encontro de Rodas de Samba, o agito começa às 20h e vai até 01h. A noite será embalada por uma grande celebração musical formada pelas principais rodas de samba de Brasília. Nesta edição, o encontro, o batuque e a palma da mão estão garantidos pelos grupos Samba na Comunidade, Resenha de Banjo e 7 na Roda. 


Sábado (02)


E sábado é dia de balada com Serotonina, a festa acontece de 22h às 04h. Esbanjando positive vibes, a noite tem um setlist especial com funk para dançar até o chão, pop para quem adora coreografar e mix delicioso de hits da década de 1990 e anos 2000. A discotecagem da noite fica a cargo dos DJs Lukas Farias, Gypsy e Athena. Os 100 primeiros que chegarem ganham um welcome drink surpresa. Quem faz aniversário em setembro têm entrada gratuita até 0h mostrando RG na porta. E para os aniversariantes do dia, a boa é que ganham um drink apresentando o documento no bar. 


PROGRAMAÇÃO 


Sexta-feira (01/09): Samba União - Encontro de Rodas de Samba, de 20h à 01h

Sábado (02/09): Serotonina, de 22h às 04h


Sobre o Calaf


O Calaf foi inaugurado em 1990 e desde então se tornou referência de tradição e cultura em Brasília, diversos músicos da cidade já passaram pelo local. A partir de 2003, o samba entrou na casa e com ele o choro, a feijoada e a paella. Ao longo dos anos se consagrou como espaço cultural com diversos selos de diferentes estilos: Criolina, Coisa Nossa, Salve Jorge, Moranga, 7naroda, Pórry, Emopalooza, K7, Sarra, Samba Urgente, Divinas Tetas, Reconvexa, Pequila, entre outros. Após um período fechado pela pandemia, o Calaf reabre com programação de terça a domingo.



Cafaf

Endereço: Quadra 02, BL Q, SBS Lojas 5/6 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400

Informações: (61) 3325-7408

Horário de funcionamento:

Toda terça com 7naroda: 20h às 01h

Quintas: Pagodin do Calaf - 20h às 01h

Sexta: Feijoada de 11h às 16h. Eventos de 22h às 04h, com programação diversa.

Sábado: De 22h às 04h, com programação diversa.

Domingo: A consultar na agenda pois depende da programação.

Programação: @calafbrasilia

Comments


bottom of page